Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de março de 2013

A DROGA

SINAIS DE DEPENDÊNCIA


Como saber se uma pessoa próxima está usando crack

O usuário de crack apresenta mudanças evidentes de hábitos, comportamentos e aparência física. Um dos sintomas físicos mais comuns que ajudam a identificar o uso da droga é a redução drástica do apetite, que leva à perda de peso rápida e acentuada – em um mês de uso contínuo, o usuário pode emagrecer até 10 quilos. Fraqueza, desnutrição e aparência de cansaço físico também são sintomas relacionados à perda de apetite.
Ilustração:  jovem comprando a droga
Crédito da imagem: Portal Brasil

É comum ainda que o usuário tenha insônia enquanto está sob o efeito do crack, assim como sonolência nos períodos sem a droga. “Os períodos utilizando a droga prolongam-se e os usuários começam a ficar períodos maiores fora de casa, gastando, em média, três dias e noites inteiros destinados ao consumo do crack. Neste contexto, atividades como alimentação, higiene pessoal e sono são completamente abandonadas, comprometendo gravemente o estado físico do usuário”, afirma o psiquiatra Felix Kessler.
Sinais físicos como queimaduras e bolhas no rosto, lábios, dedos e mãos podem ser sinais do uso da droga, em função da alta temperatura que a queima da pedra requer. “Também se notam em alguns casos sintomas como flatulência, diarréia, vômitos, olhos vermelhos, pupilas dilatadas, além de contrações musculares involuntárias e problemas na gengiva e nos dentes”, aponta Fátima Sudbrack, coordenadora do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) da Universidade de Brasília (UnB).

Comportamento

Falta de atenção e concentração são sintomas comuns, que levam o usuário de crack a deixar de cumprir atividades rotineiras, como freqüentar trabalho e escola ou conviver com a família e amigos. “O dependente apresenta algumas atitudes características, como mentir e ter dificuldades de estabelecer e manter relações afetivas. Muitas vezes apresenta comportamentos atípicos e repetitivos, como abrir e fechar portas e janelas ou apagar e acender luzes”, afirma Laura Fracasso, psicóloga da Instituição Padre Haroldo.
O usuário de crack também pode experimentar alucinações, sensações de perseguição (paranóia) e episódios de ansiedade que podem culminar em ataques de pânico, por exemplo. Isolamento e conflitos familiares são comuns. O dependente pode, ainda, passar a furtar objetos de valor de sua própria casa ou trabalho para comprar e consumir a droga. “O humor pode ficar desequilibrado em função do uso ou falta da droga. O usuário alterna entre estados de apatia e agitação”, diz Fátima Sudbrack.
 .
 

Um comentário:

  1. Motos e arma de fogo apreendidas durante operação da CPRE em São José de Mipibu

    Na noite da última sexta feira(24), uma operação da CPRE, Conselho Tutelar e Poder Judiciário, coordenada pelo Tenente da Polícia Militar de Trânsito, Alan Bruno, muitas motocicletas irregulares sem as devidas documentação foram apreendidas e recolhidas ao pátio da CPTRAN da cidade vizinha de Nísia Floresta, algumas delas, conduzidas ao DETRAN de Natal/RN.



    12 motocicletas e um carro foram apreendidos. Ainda durante a operação uma abordagem á uma dupla de moto, resultou na apreensão de uma arma de fogo, tipo revolver calibre 38 municiado. A dupla foi conduzida para plantão para responder por porte ilegal de arma.

    Arma apreendida durante a operação.


    O Tenente Alan Bruno, Informou ao Digital Mipibu que a operação foi uma determinação do Ministério público vai continuar por tempo indeterminado.




    A operação que durou das 20:00h da sexta-feira ás 03:00h do sábado(25), teve um resultado de; 28 notificações, 12 motos apreendidas, uma arma calibre 38 com 6 munições, 4 carteiras de habilitações recolhidas, 8 menores entre ao conselho tutela por conduzir veículos automotores.



    ResponderExcluir